top of page

NOVIDADES // BLOG

Recentes

Ovo - Bom, Mau ou Vilão?


O ovo é constituído por três partes:

- a casca;

- a gema que apresenta a maior parte do seu valor calórico, mas também proteína, gordura e praticamente todas as vitaminas (com exceção da vitamina C);

- a clara que é principalmente constituída por água e proteína

.

Um ovo possui em média 7g de proteína de elevado valor biológico, vitaminas A,C, D, E e do complexo B e ainda minerais como sódio, potássio, cálcio, fósforo, magnésio, ferro e zinco.

É um alimento indispensável em qualquer cozinha, apresentando um baixo custo, principalmente quando comparado com outras fontes de proteína e que é bastante versátil: podendo ser consumido cozido, escalfado, mexido, frito sem gordura em frigideira anti-aderente ou no micro-ondas.

Cuidados na Compra e Armazenamento dos Ovos:

No momento de comprar os ovos, deve ter em conta o estado da embalagem. Isto é, verificar se a embalagem não se encontra molhada ou danificada e se os ovos no seu interior não se apresentam com fissuras ou mesmo partidos.

Deverá armazená-los em local fresco e seco. Contudo, uma vez armazenados no frigorífico, é aí que os deverá manter. E claro, há que ter em conta o seu prazo de validade.

Vamos dar uma oportunidade ao ovo e incluí-lo na nossa alimentação, seja em omeletes, crepes e panquecas ou mesmo em pratos mais tradicionais.

Bons Motivos para Consumir Ovos:

É um alimento de grande interesse nutricional e que deverá estar presente na nossa alimentação uma vez que:

- ajuda a controlar o colesterol e os triglicéridos;

- promove a saciedade;

- rico em luteína e zeaxantina que contribuem para a saúde dos olhos;

- benéfico na formação e manutenção da massa muscular;

- benéfico para a saúde da pele, ossos, dentes, unhas e cabelo, para a saúde cardiovascular, para a saúde do cérebro e do sistema nervoso;

É caso para dizer: Um ovo por dia, não sabe o bem que lhe fazia!

Destaques
  • Facebook Social Icon
  • instagram-icone-icon-1-removebg-preview
  • YouTube Social  Icon
bottom of page